sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

"A gente tá se Conhecendo ..."


Quanto tempo será que levamos para conhecer realmente uma pessoa??. Será que uma semana? Talvez uns três meses? Quatro a cinco anos?... Alguns dizem que só conhecemos uma pessoa de verdade quando passamos a morar debaixo do mesmo teto, rachar as contas, passar pelos mesmos "perrengues", dividir a mesma panela, beber da mesma água... E já ouvi as boas línguas falarem também que pode se passar quarenta, cinquenta, sessenta anos, uma vida inteira com alguém e não conhecer essa pessoa por completo.

E porque estou falando isso?. Já tem algum tempinho que nessas minhas andanças, meio que tropeços, na estrada rumo a esbarrar num possível amor, que tenho escutado muitos lábios repetirem a mesma frase "porque a pressa? vamos nos conhecer melhor, antes de tomar alguma decisão". E sinceramente, não vejo nada de errado nisso. É preciso mesmo conhecer um pouco do outro. Mas confesso que fiquei curiosa e numa dessas vezes resolvi perguntar quanto tempo levava para conhecer uma pessoa. Eis que me veio a resposta:

_ Um ano era um tempo bom para conhecer alguém, de verdade. E se fosse da vontade dos dois começariam um namoro.

Uma pontada violenta de desapontamento atravessou meu peito, não pela conversa, nem pela teoria do "Conheça o seu Amor em doze meses e talvez seja feliz", meu desapontamento maior é em perceber a desculpa atrás dessa frase, a covardia disfarçada em sensatez. Os relacionamentos de hoje, ou os quase possíveis relacionamentos estão fadados ao fracasso, porque o que se vê são eternos "estamos nos conhecendo" que nunca vão a lugar algum e que acabam morrendo sufocados com a falta de cumplicidade, gestos, carinhos, palavras.

Você não consegue se comprometer com alguém, os quase relacionamentos são promessas vazias, sem sentido, que no fundo, lá no fundo mesmo, a gente sabe que não vai dar em nada, que não vai para frente porque você não tem liberdade de sentir, não tem liberdade de se entregar, porque a cada investida num crescimento a dois você ouve um "vai com calma, nós estamos nos conhecendo". Você não pode fazer planos contando com o incerto, você é freado a cada suspiro mais empolgado que solta, as palavras precisam ser pensadas e analisadas, reações são podadas, há uma cobrança maior em apenas agradar para fazer dar certo.

As pessoas precisam entender que relacionamento é risco, é dar a cara a tapa, é enfrentar todos os medos de peito aberto porque mais uma vez você acha que encontrou a pessoa certa. Amor é tentar aprender todo dia um pouco mais do outro, juntos, andando de mãos dadas, sem medo de cair e ralar o joelho. Amor é dar liberdade para o sentimento do outro e libertar o seu sentimento. Mas, a cada "vai com calma" você está freando sentimentos belíssimos do outro, podando reações, gestos, perdendo um espetáculo de palavras que poderiam se transformar numa poesia a luz de velas, mas que acaba virando apenas silêncio sufocante num quarto vazio. E uma hora alguém vai cansar e pedir para sair.

Eu nunca canso de dizer que tenho saudade dos relacionamentos da adolescência, que não tinham medo de arriscar, que depois de uma semana de conversas já tinha o pedido de "namora comigo", que o conhecer era vivido no dia a dia com a pessoa. A beleza do relacionamento não está aí? Conhecer a pessoa por quem você está apaixonado, aquela pessoa que te dá um friozinho na barriga só de pensar que você vai vê-la mais tarde?. Relacionamento não é isso? Viver o outro intensamente e caso não dê certo, os dois vão para lados opostos  e vida que segue ou os dois dão certo e planejam o resto da estrada juntos?.




Nenhum comentário:

Postar um comentário