quinta-feira, 17 de março de 2016

Por que se contentar com pouco?!...

Como conseguir se contentar com o pouco se fui criada para conquistar tudo o que eu sonhar?!. Como se contentar com pouco quando se tem tanto a dar, quando se tem tanto a viver, quando se tem exemplos incríveis dentro de casa, exemplos fortes que gritam a todo instante "Vá ser Feliz e nunca aceite pouco, nunca aceite menos do que você merece!".

Como lidar com um mundo de pessoas tão rasas quando você só faz transbordar, quando você é profundidade?. É difícil dar tanto, se doar tanto e receber tão pouco. Então me diz porque aceitar o pouco? Porque permanecer num relacionamento que te trás apenas tristeza, porque permanecer num emprego que te faz acordar mal humorado, que não te faz querer pular da cama, porque manter uma amizade em que só você está lá para o outro, porque ficar em casa sentado em frente a tv indignado ao invés de estar na rua exigindo um futuro melhor?.

Porque as pessoas gostam tanto de se acomodar no mediano?. Para não ter que ouvir a pergunta daquela sua Tia que tem pena de você porque não está com um homem ao seu lado?!. Para não ouvir de um colega que é algo muito difícil de se conseguir, muitos concorrentes, muitas pessoas boas ou melhores e mais preparadas, fica aí mesmo que está bom? Para não deixar alguém chateado com você ao deixar claro que você se doa, mas ele não? Por que se indignar sentado dentro de casa é mais confortável do que levantar, vestir a camisa, sair na rua e gritar aos quatro ventos que tem algo muito errado e precisa mudar?. 

Porque se acomodar quando se tem o excelente a sua espera?. Eu estou solteira sim, não porque quero, mas porque não basta apenas um homem ao meu lado, é preciso um companheiro para todos os dias, um amor que me faça transbordar com todos os clichês possíveis, que coma pipoca e assista uma comédia romântica deitado comigo no sofá, que me chame de um apelido que dá vergonha de falar na frente de alguém, que diga "Eu te amo", mas que saiba demonstrar esse Amor, que me faça um poema ou uma música bonitinha, que me faça esquecer as noites regadas a tequila deixando-as regadas a brigadeiro e edredom.

Tem muita gente boa e talvez mais preparada por aí sim, mas não faz com que eu não meta a cara nos livros e apostilas acreditando que com esforço e dedicação eu vire um deles, uma pessoa preparada, em nenhum momento isso me desanima a tentar conseguir o que eu quero, algo que me tire da cama não por obrigação mas por realização. Se tem algo que você quer, porque não tentar, se esforçar? Caso, não consiga, pelo menos não terá um "se" te perseguindo a vida toda e sempre terá outros caminhos, outras chances o que não pode é parar de tentar, caso valha a pena. 

Não se deixe acomodar, não se contente com menos do que o que você merece, corra atrás de todos os seus sonhos ou da maioria deles, viva porque a vida é só uma e é curta demais para não ter sempre um sorriso no rosto, se empenhe para alcançar o que você quer, faça as pessoas que estão a sua volta terem momentos agradáveis, saiba escutar, mas seja ouvida também porque reciprocidade conta muito, não desanime e caso aconteça respire fundo algumas vezes e parta de onde parou, ou apenas recomece, mas por favor, não se contente com o pouco. 





quinta-feira, 10 de março de 2016

A pessoa certa ...


Existe mesmo a pessoa certa? Aquela que dizem fazer nossas pernas tremerem ao receber um "Olá" ou que faz nosso coração disparar e ter pequenos mini infartos só de abrir um sorriso em nossa direção?. Existe mesmo a pessoa que faz a gente esquecer de tudo e de todos, do tempo, de compromissos, do último capítulo da novela, da comida feita pela nossa Vó?. Que faz da sua barriga um hotel cheio de borboletas e que te tira todo o ar com o olhar?. Existe mesmo essa pessoa, certa?.

Alguém que te faz ver tudo mais bonito, mais colorido, que te deixa com um sorriso retardado na cara e que transforma tudo que era dor em algo suportável só de segurar a sua mão?. Alguém que passe momentos incríveis ao seu lado e que com um beijo ou vários deles consiga te arrancar promessas loucas e até suas roupas em qualquer lugar.

Imagina aquele abraço bem apertado que não queremos mais largar que insistimos para não soltar, que preenche todo o espaço vazio e buracos. Aquela companheira que se vira em duas, três, quatro para estar ao seu lado quando mais precisar ou em coisas banais, esparramada no sofá assistindo seu time de futebol jogar. Aquele companheiro que te respeita e aceita todos os seus defeitos, que te ajuda a alcançar suas vitórias e suportar suas derrotas, de conseguir enxergar nos olhos dele tudo o que precisamos.  

Que delícia seria ser a pessoa certa de alguém, que delícia seria se todas as pessoas quisessem ser a pessoa certa de alguém e não somente ter a pessoa certa. Talvez se todo mundo pensasse assim seria mais fácil os encontros e até mesmo os desencontros. Talvez se todos se empenhassem mais em Ser do que a Ter, não estaríamos nos perguntando sobre a pessoa certa e sim vivendo-a. Não precisaríamos ao ler todas as coisas boas que essa pessoa traria ás nossas vidas, pensar no perigo que é alguém ter esse "poder" sobre o outro, sobre nós e com isso deixar que o medo não nos deixe Ter a pessoa certa.

Li certa vez num texto "... eu não queria era vir aqui, me apaixonar mais ainda e ter que ir embora sozinha. Porque sempre que venho, ele entra em mim, mas não mora. Ele me abraça, mas não me prende. Ele é meu par, mas não é meu companheiro. Ele se deita, mas não fica. E eu continuo aqui sozinha mesmo sendo dois...". E quem nunca se sentiu só ao lado de alguém que tem tudo para ser "o certo", mas não é ou não quer ser?.

Não sei se existe a pessoa certa, mas espero que existam pessoas dispostas a tentar, pessoas dispostas a não permitir que o outro se sinta só ao seu lado. Pessoas dispostas a colorir o dia de outras, de andar de mãos dadas, de enfrentar as adversidades que surgirem, de poder ver nos olhos . 

Então, apenas Seja.




quinta-feira, 3 de março de 2016

Viva mais, sem medos ...


_ Eu acho que você anda muito com o pé atrás, viu loira!.

Foi o que ouvi ontem de uma amiga que acha que eu tenho me preservado muito em relação aos homens que aparecem em minha vida e que tenho deixado passar, assim, sem esforço algum para que eles permanecessem.

_ Vocês tem que ter paciência comigo poxa, não tá fácil ultimamente. Você sai com um cara e uma semana depois, não tem mais "cara".

Não vou colocar aqui quais foram minhas verdadeiras palavras, porque possui algumas bem feias e prometi para os meus pais que evitaria escrever palavrões no Blog, mas de um jeito mais bonitinho, foi isso que falei para os olhos que me julgavam e balançavam a cabeça para mim em meio as minhas desculpas, meio esfarrapadas eu sei, mas também carregando um grande cansaço.

É difícil depois de algumas porradas não ficar com o pé atrás quando tudo parece estar indo muito bem, não é verdade?! Parece até que a vida está esperando só mais um pouquinho para você finalmente abaixar a guarda e gritar na sua cara "pegadinha do malandro". Ultimamente to preferindo ir com calma e sei que para as pessoas que me conhecem a anos isso pode parecer bem estranho, porque geralmente me jogo de cabeça em tudo e em "todos" sem me preocupar se o precipício vai ter um fim bem doloroso, mas quando frequentemente a dor está te esperando lá no fim, a gente fica receoso e pensa umas três vezes se quer se jogar outra vez.

O engraçado é que quem tinha esse discurso, quem tinha que mostrar para as outras pessoas que toda tentativa valia a pena, era eu e nessa minha conversa com as minhas amigas de infância percebi que estava mesmo com receio e nem tinha notado, ouvi coisas incríveis, fortes, verdadeiras que só quem te conhece e confia em você tem coragem de falar.

_ Mas o seu "não deu certo" é bem sutil com relação ás merdas que já rolaram na sua vida.

_ Esse "voltou a se ver", rolou da parte dele, pelo que conheço de você!

_ Ser solteira é difícil demais. Pessoas legais tem que atrair pessoas legais. E você é tão legal, eu não entendo, não consigo entender!

_ Júlia, você tem que se entregar mais, mesmo que no final não dê certo. Pois você pode perder uma chance.

_ Vamos fazer a bandeira de "Viva mais Júlia".

_ É difícil, mas é isso ... não fale em sofrer porque eu passei cinco anos com um cara que eu pensei que ia casar, mas nunca me chamou de Amor.

E lá estava eu sentada, ouvindo minhas três grandes amigas tentando me colocar nos eixos novamente, sentindo a frustração em suas vozes por eu não ter encontrado alguém que me mereça ainda e ao mesmo tempo me dando forças para não parar de procurar, de me envolver, de dar chance ao novo carinha. E eu gostaria de pensar, na verdade chego a desejar que toda mulher tenha pessoas maravilhosas assim ao seu lado, que te entende, que sabe por tudo o que você já passou e mesmo assim não a deixa desanimar, que conseguem perceber que você não está sendo você, que há algo de errado, que falem em fazer uma bandeira de "Viva mais Júlia, Mariana, Sheila, Carolina, Aline, Fernanda, Laís, Jaqueline ...".

A gente tem essa mania boba de pensar que só nós passamos por determinadas situações e que é sempre pior com a gente, mas tem tantas pessoas aí fora passando por coisas infinitamente mais difíceis e não abaixam a cabeça e ainda gastam o seu tempo para te apoiar, te fazer olhar de uma forma diferente, fazer você lidar de uma forma diferente. Prometi que ia me esforçar, não ficar mais com o pé atrás, mas deixando bem claro que se acontecesse o pior, eram elas que teriam que me aturar depois.

_ Júlia e já não somo nós que te "aturamos" de todos os jeitos possíveis?!. Vai lá e viva sem medo, é o que ta escrito na bandeira.