segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Do que você tem medo?

Medo (ê) sm (lat metu) 1 pertubação resultante da ideia de um perigo real ou aparente ou da presença de alguma coisa estranha ou perigosa; pavor; susto; terror. 2 Apreensão. 3 Receio de ofender, de causar algum mal, de ser desagradável.

O que eu sinto hoje, olhando em volta, conversando com as pessoas, ouvindo seus desabafos é que elas têm medo. Medo de sofrer um assalto, medo de perder alguém da família, medo de sair de casa, medo de sair e não voltar mais, medo de que seu filho se machuque, medo de avião, medo de que seus pais se machuquem, medo de se entregar, medo de amar, medo de viver.O medo paralisa eu sei, mas se deixarmos ele comandar nossas vidas não fazemos mais nada. Seremos sempre reféns desse sentimento. 


Eu fico me perguntando porque tanto medo de amar, tanto medo de se entregar, porque as pessoas só pensam no "vai que não dá certo", "se não der certo eu que vou me ferrar". Não, meu amigo(a), não é somente você que vai perder, a outra pessoa também. Relacionamentos não são feitos apenas de um, mas da soma de dois. E de repente seja por isso que nada dura hoje, as pessoas se relacionam e quando você pensa que está indo tudo bem o outro some. Hoje eu imagino que possa ser o medo, "esta indo tudo muito bem então vamos acabar por aqui antes que cresça demais e eu sofra mais na frente". Será isso?. Eu queria ter uma explicação melhor ou apenas ter a certeza de que aquele carinha tão bacana virou um idiota da noite para o dia ou aquela mulher tão simpática e inteligente virou uma completa sacana do dia para noite. Talvez a resposta certa seja, apenas, medo.


O grande problema é que todos nós estamos a procura da felicidade. Nós praticamente vivemos em função disso, de ser feliz, já percebeu? Seja tentando encontrar um emprego que me identifique ou amizades seguras e confiáveis ou viagens perfeitas ou um grande amor ou tentando apenas seguir um dia de cada vez. Mas ela esta lá, sempre como meta, a Felicidade. Mas como sempre dizem por aí "quem não arrisca, não petisca" e como alcançar a felicidade sem se arriscar? Como saber se você vai mesmo sofrer ou se aquela pessoa vai ser o lado bom da sua vida se você deixar o medo falar mais alto, te ensurdecer?


Sofrer faz parte das tentativas, e como eu sempre digo eu sou a favor dessas tentativas. Você deve se arriscar, deixar o sentimento fluir, você deve TENTAR ser feliz. Não estou dizendo que essas tentativas não irão trazer frustrações, arrependimentos, sofrimento. Provavelmente vão sim e eu entendo bem dessa parte, quase um doutorado. Mas se você desiste da felicidade o que te sobra? Se você desiste do Amor, e não apenas o amor a outra pessoa mas o amor em um sentido amplo, o que te sobra? A felicidade vem quando corremos atrás e alcançamos tudo aquilo que nos faz bem e nesse caminho podem ter vários tropeços.


Seja forte, dê seu melhor, não tenha medo ou enfrente seus medos, se permita amar, se permita ser feliz, se permita sofrer também, nem tudo é sobre vitórias! Quedas e aprendizados fazem parte de nossas vidas. Ás vezes a única solução é sentar e chorar, mas levantar e seguir em frente no outro dia. E nós temos sempre pessoas ao nosso lado para ajudar a nos levantarmos, já percebeu?. Só temos que deixar. E ficar mais fortes mas não endurecidos. A vida é curta demais, bela demais e todo dia você tem a chance de algo diferente, de se surpreender, de buscar a felicidade e de ser feliz nas pequenices e nas grandezas.


Hoje quando abri meu Facebook, um amigo tinha postado uma foto com a seguinte frase "8 meses. Status: planejando o que fazer daqui a 80 anos... Cada dia uma nova conquista, cada dia uma novidade boa. Vamos que vamos. Te amo menina!". E a primeira coisa que veio a minha mente foi a palavra "Felicidade". Talvez os 80 anos dele dure até semana que vem ou talvez dure na verdade até os 100 anos e ele terá que planejar mais coisas, mas ele está se permitindo e ele está vivendo e é Mágico, Agora. 

Então, do que você tem medo? 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário