quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A impotência do silêncio


Eu estava aqui tentando criar coragem para falar sobre o assunto, mas o achava importante e sério demais para falar sem o devido conhecimento. Mas quando o problema começa a bater na nossa porta fica difícil evitar, ficar apenas adiando. Quando você sente na pele o medo de perder alguém para uma doença tão silenciosa, tão injusta, tão covarde, que muitas vezes não te dá nenhuma pista de que está lá ao seu lado ou quando as pistas entregues á você só parecem fazer sentido quando já é tarde demais, você pensa que talvez pode ajudar algumas pessoas, no meu caso, com palavras ou uma frase que faça sentido naquele momento para alguém ou apenas como forma de dizer que eu estou aqui, que a sua família está aqui, então por favor se abra, fale, converse, não se entregue de maneira alguma a depressão.

O empurrão para que escrevesse o texto surgiu quando a palavra "depressão" começou a aparecer muitas vezes no meu dia a dia, vezes até demais. Logo depois que uma amiga se abriu comigo e veio me contar que uma pessoa bem próxima a ela havia cometido suicídio. E o meu coração gelou, sabe porquê? Porque duas pessoas que eu amo muito, duas grandes amigas passaram por isso, uma delas ainda está passando e eu não pude fazer absolutamente nada, e sabe o que é pior? O sentimento de impotência, porque não foi uma escolha que eu fiz, não foi por não querer, foi por não ter ideia nenhuma do que estava acontecendo com elas. Eu só fiquei sabendo quando já poderia ter acontecido o pior, depois delas já estarem fazendo o tratamento.

Por isso eu falo que essa doença é silenciosa e covarde, pois nós não percebemos o que está acontecendo se a própria pessoa não se abrir, não falar. Quando eu cheguei a imaginar que uma das minhas amigas pudesse estar entrando numa depressão, ela já estava lá, e o mais desesperador foi ouvir da boca dela "Ju eu falava tudo aquilo que eu sabia que você queria ouvir, que todos os outros queriam ouvir porque assim eu me livrava de vocês, eu podia voltar e deitar na minha cama, para o meu sofrimento porque por hora vocês não iam me incomodar". E quando eu comentei sobre um livro que havia lido que falava sobre o assunto e que falava que haviam sites que ajudavam pessoas a cometer o suicídio, eu fiquei mais chocada ainda quando ela falou "eu sei, eu vi, são bizarros e a facilidade que você tem para encontrar é muito grande". Vocês conseguem entender que naquela hora eu me dei conta de que ela foi pesquisar sobre isso? que ela achou esses sites e no que ela poderia estar pensando em fazer?. 

Eu a conheço a anos e achei que saberia quando alguma coisa estivesse errada, eu não soube, e não foi apenas com uma, foi com duas delas e a sensação de impotência é absurda. A minha amiga dizer que se sentia culpada pela amiga ter cometido suicídio, que ela poderia ter feito mais, ter insistido mais em saber como ela estava, que ela podia ter visitado mais, me fez pensar que eu poderia estar ali, na mesma situação, me lamentando e sentindo tanta culpa quanto ela. Eu queria poder mostrar para ela, que provavelmente não adiantaria, porque foi uma escolha feita pela outra pessoa, mas será que não adiantaria? Será que ela poderia ter feito algo a mais?. Infelizmente eu não sei dizer e ela não saberia também e por isso a culpa.

Algumas pessoas, infelizmente, talvez por falta de conhecimento ou por falta de tato e sensibilidade, eu não saberia dizer, não acreditam na doença, acham que é fraqueza da pessoa ou invenção ou "falta do que fazer", para essas pessoas a única coisa que eu posso dizer é que eu espero sinceramente que ela nunca bata a sua porta. Você consegue pelo menos imaginar a dor que o outro está sentindo, uma dor tamanha que o faz pensar em desistir da própria vida?! Eu não consigo imaginar o que passa na cabeça de uma pessoa, o que ela está sentindo que a faz pensar que a única opção que ela tem é desistir dela própria.

E você? Dá a devida atenção para a pessoa que está ao seu lado? seu companheiro? sua filha? seu amigo? seu primo? sua tia?. Você saberia dizer se algum deles precisa de ajuda?. É incrível mas todas as pessoas de quem eu ouvi falar que tiveram a depressão eram pessoas alegres, divertidas, auto astral e quando chegaram a cometer o suicídio a maioria das pessoas ao seu redor não acreditaram que seria possível, que uma dessas pessoas poderiam chegar tão longe ou que tivessem algum problema. As minhas amigas são incríveis, brincalhonas, sorridentes, inteligentes, formadas e mesmo assim passaram por isso, mas graças a Deus de alguma forma conseguiram buscar ajuda. Estão fazendo tratamento e no que eu posso ajudar, eu ajudo, mesmo que seja passar uma madrugada inteira conversando, fazendo as rir, dando conselhos, visitando, mandando mensagens e ali me perguntando angustiada se está tudo bem mesmo, se elas estão falando a verdade, se estão mesmo se cuidando e se tivesse algo errado novamente, se elas me procurariam.

A depressão é uma doença incapacitante que atinge por volta de 350 milhões de pessoas no mundo. É uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente que produz uma alteração do humor, caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite. Existem fatores genéticos envolvidos, que podem ser provocados por uma disfunção bioquímica do cérebro. Entretanto, nem todas as pessoas com predisposição genética reagem do mesmo modo diante de fatores que funcionam como gatilho para as crises: acontecimentos traumáticos na infância, estresse físico e psicológico, algumas doenças sistêmicas, consumo de drogas lícitas e ilícitas, certos tipos de medicamentos. São alguns sintomas da depressão: alteração de peso (perda ou ganho), distúrbio de sono, problemas psicomotores (agitação ou apatia), fadiga ou perda de energia constante, culpa excessiva (sentimento de inutilidade), dificuldade de concentração, ideias suicidas, baixa autoestima, alteração da libido.

Então, se você acha que alguém próximo está passando por isso, estenda a sua mão, mostre que você está lá e que ela pode contar com você, procure ajuda para essa pessoa. E se você está passando por isso saiba que você tem escolha sim, que muitas pessoas te amam e estão prontas para te ajudar, peça ajuda, se comunique, pode estar difícil agora, mas quando temos pessoas especiais ao nosso lado tudo se torna mais fácil de superar, de aguentar.

Não desista de você.      




2 comentários:

  1. Ju Querida, otimo seu texto e faz parte das verdades que não podem ser escondidas. Temos sim responsabilidade de ajudar e compreender os outros. Concordo plenamente que muitos que sofrem de depressao se escondem atras de personalidades simpaticas, mas escondendo o sentimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Cris, muito obrigada por doar um pouco do seu tempo e vir aqui comentar o texto. Pois é, infelizmente por se esconderem dessa forma dificultam a ajuda e a percebermos que tem algo errado "/ .... Mas o negócio é tentar ver e prestar masi atenção em quem está ao nosso lado e fazer o possível para ajudar, não é mesmo?
      Grande beijo

      Excluir