sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Ecosia - Buscador alternativo planta uma árvore por pesquisa realizada


O Ecosia é um mecanismo de busca alemão similar ao Google, mas com um diferencial enorme em sua programação, a cada busca realizada uma árvore é plantada, ganha vida. O Ecosia é um buscador, que assim como o Google, é rápido e dinâmico com um plus a mais, é sustentável. Com mais de 2 milhões de usuários, o Portal permite que uma árvore seja plantada a cada 60 segundos. Sua criação nasceu da união deste grupo com o Bing, o Yahoo e á WWF, que ao usar links patrocinados ajudou a conseguir ainda mais verbas para o Projeto.

E as notícias boas não param por aí, já existe um programa voltado apenas para o Brasil. O Ecosia doa 80% da sua receita gerada com a venda de publicidade para uma campanha da organização ambiental The Nature Conservancy (TNC), chamada Plant a Billion Trees , que arrecada fundos para promover a restauração Florestal de áreas críticas na Mata Atlântica brasileira. O Projeto tem duração prevista de três anos, e a expectativa é que levante cerca de 1 milhão de dólares para sua restauração ao longo desse período. 

A campanha, na realidade, já existe desde 2008, quando a empresa lançou uma estratégia de conservação da região. Mas, com o suporte da Ecosia, a TNC já captou mais de 141.300 árvores. A ideia é que a iniciativa ajude a conectar milhares de hectares de remanescentes florestais, criando corredores de biodiversidade capazes de melhorar a resiliência do ecossistema.

Os resultados imediatos da campanha visam a conservação de importantes bacia hidrográficas que fornecem água potável e energia hidrelétrica para milhões de pessoas, além de proteção de milhares de espécies de plantas e animais. Em uma escala global, as árvores plantadas poderão capturar da atmosfera o equivalente ás emissões de 2 milhões de carros por ano. Além disso, a TNC espera restaurar cerca de 400 mil hectares de Mata Atlântica.  

No próprio site de buscas há um "contador" de árvores para que as pessoas possam acompanhar em tempo real a sua contribuição para a conservação da natureza. Você pode inserir o buscador como uma extensão do Google Chrome ou da página que você utiliza, clicando nos três pontos que se encontram do lado direito na parte inferior do site e depois em "Tree planting". 

Se apenas 1% dos internautas em todo o mundo trocassem o Google pelo Ecosia, todos os anos seria possível plantar e proteger uma área equivalente ao território da Suíça. E aí?! Vai fazer parte desse 1% e ajudar um pouquinho mais o Planeta realizando buscas pela internet?! 





Informações retiradas dos sites:
www.exame.abril.com.br
www.ambientalistasemrede.org 

2 comentários: