segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Meu ÚNICO defeito

"Será que eu posso ter um único defeito?? Umzinho só? Não adianta me mandar ler placas, me fazer desenhos explicativos, sentar e tentar desenhar um mapa na minha cabeça, tentar explicar caminhos, eu não vou conseguir chegar, na verdade provavelmente nem vou tentar. Todo mundo têm defeitos,  e o meu é ter um GPS pifado em alguma parte do meu cérebro, nunca funciona" e são com essas palavras, com esse discurso furado, que eu tento convencer meu pai e o resto da família e amigos de que sou péssima em chegar em certos lugares e que esse é meu ÚNICO defeito.



Eu tenho uma amiga, a Eudinha, que parece um GPS ambulante, eu desconfio que ela consegue fazer os caminhos mentalmente em 3D e, às vezes, até ter vários ângulos de visualização desses caminhos. Sempre que to com ela posso ir tranquila para qualquer lugar, não falta opções de rotas e infelizmente com ela não posso dar minha opção de desculpa que eu costumava dar "eu sou mulher, mulher não presta atenção nessas coisas, não tem noção de direção" então só posso nomear isso como defeito.

Eu preciso dirigir três vezes para um lugar para eu conseguir voltar nesse lugar sozinha e eu falo dirigir porque se eu for apenas dentro do carro eu não vou prestar atenção em nada. Eu entro dentro de um carro e parece que é acionado um botão de "Desligar do mundo" e pronto, portas em automático permissão para decolar. Eu não presto atenção em mais nada, começo a pensar na vida, a fazer planos mentalmente, eu sonho de olhos abertos.

Todo mundo já sabe que se me chamar para ir em lugares longe de carro não vão ter uma companhia de conversa, pelo menos não na maioria das vezes. De vez em quando pode ser que eu esteja bem animada e fale o caminho inteiro, mas geralmente vai acontecer quando eu tiver com amigas bem íntimas que não me deixam ficar quieta ou com minha mãe, irmã e tias que vão fofocando no carro e eu vou prestando atenção nas novidades interessantes que vão surgindo, não ache que vou participando efetivamente da conversa, estar prestando atenção e não responder as coisas automaticamente já é uma conquista.

Geralmente quando vou sair com uma pessoa pela primeira vez já aviso que quando entro no carro eu fico meio calada, meio aérea, não sou de muita conversa, para a pessoa não assustar e achar que não to gostando da companhia ou que sou chata, antissocial. 

"Sintonia" minha mãe fala para as outras pessoas que andam pela primeira vez comigo e comentam da minha quietude dentro de um carro. "Ela e o pai dela são assim, tem "a sintonia", entram num carro e não falam nada". Eu não sei se são pelos mesmos motivos, o que ele pensa, o porque ele também fica quieto dentro de um carro, mas nisso eu também puxei para ele, nessa particularidade. Todo mundo sabe que quando eu e meu pai entramos no carro e vamos para algum lugar temos a nossa sintonia, não falamos nada ou apenas alguns comentários aqui e ali e vamos em sintonia para qualquer lugar e é perfeito, não é preciso palavras, a gente se entende. Teve uma época em que eu e meu pai íamos sempre juntos de carro, ele para o trabalho eu para a faculdade, numa das vezes minha irmã pegou carona com a gente e foi falando o caminho inteiro, todinho, não dava uma folguinha, quando a gente deixou ela aonde ficaria o único comentário que veio do meu pai foi "meu Deus como sua irmã fala, to até com dor de cabeça" e eu só concordei porque me senti do mesmo jeito. E minha mãe e irmão também são do mesmo jeitinho, falam que é uma beleza, então a "sintonia" só acontece quando estamos nós dois.



Ainda assim, meu pai não entende o meu único defeito "minha filha é só ler as placas, qual a dificuldade nisso? Brasília é muito bem sinalizada" ou "senta aqui que vou te fazer um mapa e você vai conseguir chegar" ou "como você não consegue chegar na casa da sua tia? você já foi lá um milhão de vezes", provavelmente eu já devo ter ido três milhões de vezes lá mas é longe e eu nunca presto atenção no caminho, nunca sou eu que vou dirigindo. Não entendam mal, eu sei ir na casa da maioria das pessoas da minha família e em lugares que me interessam como shoppings, mas porque fica perto ou porque geralmente vou dirigindo ou já tive que ir mas se é longe e eu nunca fui dirigindo não tem erro eu vou me perder.

Tem ferramente melhor que o whatsapp e sua localização? Nesse assunto e sobre a minha pessoa perdida não, foi a melhor coisa que já inventaram para isso. Quer que eu chegue? me manda sua localização, olha que maravilha, que coisa mais linda e mais cheia de graça. "Manda a localização aí por favor" eu peço, "Joleana você já veio aqui duzentas vezes e ainda não sabe chegar?" é o que a minha amiga responde e manda a localização. E quem é que presta atenção nos detalhes do caminho tendo um GPS? Eu vou ser sempre perdida, não tem jeito, não tem conserto é um fato. SUPEREM! Eu convivo comigo a 30 anos e já superei, não me preocupo mais, eu tenho Whatsapp e GoogleMap, to feliz da vida.

Todo mundo que me conhece tem alguma coisa para contar sobre minhas peripécias para chegar em algum lugar e todo mundo ri, mas gente como eu falei e continuo falando, será que eu posso ter um único defeito? eu não to roubando, não to matando, não to me drogando, eu só to me perdendo por aí. E aposto que quem já vivenciou algo do tipo comigo tem histórias e muitas risadas para distribuir.



Uma hora eu me acho, ou não. E só para deixar bem claro eu só sou perdida mas mando muito bem na direção Vrumm Vrumm Vrumm.


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Carta ao Papai Noel

Querido Papai Noel,



É engraçado como o destino pode nos surpreender, como a nossa vida pode tomar um rumo totalmente ao contrário daquilo que esperávamos, totalmente ao contrário dos nossos planos. Há alguns meses atrás eu diria que me comportei bem, que fui uma boa garota e que por isso merecia sim o meu presente, minha "recompensa" por isso. Hoje não sei muito bem se sou merecedora.

Afinal, o que é ser uma boa garota? O que podemos usar para defini-la? Quais são os pré-requisitos para julgar o que é bom e o que é ruim? Quem pode julgar uma pessoa e chegar ao veredicto foi BOM ou foi RUIM?

Nossa consciência? Nossos pais? Nossos familiares? um amigo? um conhecido? um desconhecido? Papai Noel você pode?

Nosso dia a dia é resumido nas escolhas que fazemos para lidar com os obstáculo que encontramos no caminho e enfrentar a consequência dessas escolhas. E como saber se estamos fazendo as escolhas certas?! Nós não sabemos, vamos pela intuição do que vai nos fazer bem mas logo ali na frente pode vir ou não um arrependimento por tê-las tomado ou um dedo apontado no seu rosto dizendo "eu avisei, porque não escolheu a opção B ao invés da A?".

Você fez a escolha errada? Supere e vá até a próxima casa. A vida não pode parar porque você errou, você pode tentar aprender com os seus erros ou tentar consertá-los ou apenas deixar para lá, mas essa também já é uma outra escolha que estará fazendo.

Talvez eu não tenha sido uma Garota Boa e talvez não mereça presentes, mas escolhi ser o que sou. Escolhi viver intensamente todos os sentimentos que a vida esfrega na minha cara. Escolhi viver Amores mesmo sabendo que podia quebrar a cara, escolhi dar Bom dia todos os dias para os porteiros, desconhecidos na rua, clientes, amigos, família, mesmo talvez não recebendo de volta ou recebendo caras feias e mal humoradas, escolhi dizer Eu te Amo para as pessoas que eu acho que merecem, escolhi sair no meio da madrugada para ajudar uma amiga que brigou com o namorado na casa dele e não tinha para onde ir, escolhi ajudar um velhinho a mexer no caixa eletrônico e resolver seus problemas, escolhi perguntar para as pessoas o que estava acontecendo e como estava sendo o dia delas mesmo sabendo que aquilo me custaria uma hora ou mais do meu dia, escolhi persistir em amizades perdidas desejando estar errada, escolhi tentar sorrir sempre que possível e chorar quando necessário, escolhi deixar a mágoa permanecer no meu coração o tempo que for necessário para que quando ela resolver ir embora vá de vez, eu escolhi não fazer planos o tempo todo e deixar a vida me surpreender um pouquinho, escolhi não ligar para o que os outros pensam e fazer o que tenho vontade, escolhi não dizer sempre "sim" para as pessoas porque aprendi que isso gera pessoas folgadas e que algumas precisam receber um "não redondo" de vez em quando, escolhi encher a cara de vinho com as minhas amigas e falar mal dos desamores, escolhi não me deixar levar pela carência e ficar só quando necessário, escolhi fazer cara feia para o que me deixa triste, escolhi não fingir concordar só para agradar alguém, escolhi ser Eu.  

E julguem isso Bom ou Ruim eu fiz e faço minhas escolhas todos os dias sem medo das consequências, apenas com o cuidado de quando me arrepender saber voltar atrás ou tentar consertar as coisas. E talvez o Papai Noel possa achar isso bom ou ruim e eu possa ganhar ou não meu presente, mas o maior presente é poder escolher ser verdadeiro com você mesmo. 



O que você acha Papai Noel, mereço ou não meu presente?
E você, se comportou direitinho? quais foram suas escolhas? O Papai Noel deixaria um presente na sua árvore de Natal? 


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Eu não fui feita para Academia


Eu já tentei de todas as formas possíveis me interessar por academia, ser sarada, ter uma vida saudável, mas eu não consigo. Eu entro jurando que vou me dedicar e depois de 5, 6 meses não aguento e saio. Eu invejo essas pessoas que possuem força de vontade, dedicação e criam até metas para alcançar um corpo perfeito e uma vida saudável. Mas eu não consigo ver graça mesmo em sair de uma maquininha para outra e outra e outra e outra.

"Mas Ju, tem tantos gatinhos lá, vai pelo menos para dar uma paquerada". Eu não sei em que academia essa pessoa vive mas na que eu ia os homens não queriam "paquerar", eles queriam agarrar um peso, levantar umas 40 vezes e sair correndo para o espelho e ver, penso eu, o resultado instantâneo que aquele movimento deu. Não sei se é só comigo, mas sempre que eu olhava para um homem na academia ou ele estava se olhando num espelho ou estava tirando foto num espelho. Agora eles vão para a academia com seus copos enormes cheios de proteína que eu não sei o nome, com blusas brancas bem apertadinhas ou aquelas bem cavadas que quase não possuem pano e desfilam pela academia, deixando a gente de boca aberta com aqueles corpos esculturais, aqueles bumbuns durinhos e perfeitos, até o próximo espelho. Gente eu cheguei a ficar sentada numa máquina observando os homens pela academia, um deles chegou a ficar fazendo poses de frente para o espelho fazendo aparecer todos os músculos visíveis e não visíveis e fazendo caras e bocas, suspeito eu tentando descobrir qual pose era mais sexy para a foto que ele veio a tirar algum tempo depois. Agora me diz como uma mera mortal pode competir com músculos, espelhos e instagram?

Sem falar das filas que tem em cada equipamento, você dá uma olhada na sua fichinha e vai tentando pular os equipamentos mais disputados, mas uma hora você tem que ficar ali de pé, esperando o bom senso de algumas pessoas que junto ao programa interessante que está passando na Tv, o descanso entre uma série e outra que deveria durar 30 segundos mas dura 10 minutos e a atenção que é perdida quando pessoas interessantes desfilam de um lado para o outro, levam uma hora para fazer um exercício que duraria 5 minutos. E o pior é que você tem que ficar ali encarando a pessoa e ao mesmo tempo vigiando  e mostrando para os outros que você está ali para não passarem na sua frente. E aí quando finalmente você senta no equipamento e começa a sua série que você espera levar apenas os cinco minutos, chega alguém com a coragem que você não teve e pede para vocês revezarem o equipamento, não é mole não meu bem.

E quero deixar claro que para uma pessoa como eu, uma academia é um campo minado, sempre tem algo em que eu posso bater, ou tropeçar, uma pessoa em que posso esbarrar. Academia é sinônimo de roxos para uma pessoa pouco estabanada como eu. Vocês não sabem o medo que eu tenho de fazer aqueles agachamentos com um peso nas costas e acabar caindo e ser esmagada com aquela coisa ou pior cair de uma daquelas esteiras, e posso falar que isso já quase chegou a acontecer várias vezes, já cheguei a me desequilibrar e ir parar no chão mas Graças a Deus tinha uma parede logo atrás que me segurou. Não, não é nada engraçado quando essas coisas acontecem na frente de pessoas tão bonitas. E eu sou branca gente, corro cinco minutos e fico tão vermelha que as pessoas passam, olham e ficam tentando decifrar se to só vermelha ou se to tendo um ataque cardíaco isso quando a pessoa não vem me perguntar se eu to bem.

E eu adoro comer, eu gosto mesmo, não ia conseguir comer só frango e batata doce. Parar com frituras? Ter horários certos para comer? Desistir do meu Big Mac?!!!. Como vocês conseguem fazer isso pelo amor de Deus? De onde tiram essa força de vontade, essa disciplina? Aonde aprendem a ter isso, confessa aqui para mim vai?

O que eu gosto mesmo é de ar livre, brincadeiras a parte, eu sei que exercícios tem que fazer parte da rotina de qualquer ser humano que queira ter uma vida saudável, longa e sem problemas futuros (ou quase sem) e achei algo que eu gosto de fazer e sem muitos perigos a minha pessoa. Eu adoro andar de bicicleta e dar minhas corridinhas por aí, você pode encontrar paísagens lindas, tomar uma água de coco e quando quero fazer alguns exercícios paro na ATI, aquela academiazinha da Terceira Idade que implantaram em toda a cidade, e uso os equipamentos para fazer exercícios, algumas pessoa ficam com vergonha, eu não.

Se você não curte muito academia como eu, procure algo de que goste de fazer. Muitas pessoas optam pela dança, yoga, pilates, patins, crossfit, caminhada, pedal. O que não pode fazer é ficar parado, sem se exercitar e achar que ta tudo bem até começar a sentir dores para tudo e reclamar que gasta milhões em remédios que vão sendo amontoados nos armários. Nem todos são feitos para a academia mas você pode se identificar com alguma outra coisa, é só procurar. Fica a dica : Existe vida saudável fora das academias também.








    

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

De repente 30


E a alguns dias atrás eu tinha 16 anos e estava preocupada com as olimpíadas do colégio, provas de final de ano, com o encontro que teria mais tarde com o carinha que estava afim, com a dormida que ia ter lá em casa das Luluzinhas e qual pijama usar, da minha irmã contar algo que fiz escondido para os meus pais, com os meus amigos que esperavam receber a cola de Inglês mas que não pude dar porque a professora me proibiu de fazer a prova por desconfiar disso, com a viagem que ia fazer para o Hopi Hari com a turma da Fisk, com o coração partido da minha melhor amiga ao descobrir a traição do namorado. E em um segundo depois estava eu assoprando as velas do meu bolo de Trinta anos. Como isso aconteceu assim tão rápido?

Eu estou aqui sentada tentando compreender, absorver a velocidade com que as coisas aconteceram e quando pego o celular leio a mensagem de um amigo "E aí? já está passando pela crise dos 30?" e de repente eu me pego despreparada para essa idade. Qual crise? ela existe mesmo? Eu deveria estar gritando pela casa? Aos prantos no quarto? Saindo pelada na rua? Verificando quantas rugas ou marcas de expressão surgiram no meu rosto agora? O que? O que???

Pasmem, não tem crise, eu continuo aqui, a mesminha de sempre, aquela menina de dezesseis anos só que com uma bagagem com um pouquinho mais de experiência. Sabe o que eu senti que mudou mesmo?. Sempre que me encontrava com as minhas amigas e relembrávamos nossas aventuras e histórias da época de colégio saía da minha boca "Se eu pudesse voltar no tempo, eu queria voltar para os meus 15 anos porque minha única preocupação era passar de ano e com o "amor" não correspondido que sentia pelo garoto mais velho!". E hoje eu não voltaria no tempo, não mais.

Hoje eu sei que cada momento da nossa vida é especial e deve ficar em seu tempo, que devemos apenas relembrar e sorrir e se você consegue lembrar e sorrir do que aconteceu no seu passado é porque valeu a pena. Não possuir um sentimento de culpa, ou de arrependimentos ou de tristeza quando se olha para o passado deve ser um sinal de que tudo aquilo foi bem vivido e eu sinto que foi mesmo. Então porque "voltar"?

Eu me olho no espelho e os 30 anos só me trouxeram mais sorrisos, talvez uma marquinha aqui ou ali, mas é algo que não me preocupa, dá até um certo charme, um ar a mais de "Mulher". Eu fiz tantas coisas nesses 30 anos... Consegui sobreviver ao colégio, minhas amizades daquela época estão aqui comigo intactas, meu Deus uma das minhas melhores amigas já vai ter um bebê, a Júlia. Passei no vestibular, conheci pessoas e mestres incríveis na faculdade, vivi amores, fiz uma tatuagem, provavelmente magoei pessoas e fui magoada também, dei crises de risos e de choros, decidi fazer uma pós em outro estado longe de tudo e de todos e conheci mais pessoas incríveis que também mantenho contato até hoje, fiz minha segunda tatuagem, voltei, viajei, me apaixonei novamente e desapaixonei com a mesma intensidade, pulei de uma cachoeira e foi incrível, diria mais que voei e meus amigos e família estavam ali sempre ao meu lado, abri uma empresa, conheci ainda mais pessoas incríveis e fiz mais algumas grandes amizades que me proporcionam tantas alegrias quanto minhas amizades antigas, fui ao show dos Backstreet Boys, aprendi a me desapegar e me apegar, fiz minha terceira e última tatuagem e consegui pagar a minha primeira viagem, já pensando na minha próxima e chorei mais um pouco com o coração partido e sorri mais um pouco com o apoio das pessoas que eu amo e to aqui agora soprando minhas velinhas e fazendo mais um pedido, um pedido só meu.

E aí me perguntam, "algum arrependimento?". Talvez se tivessem me perguntado isso aos 25 eu teria apontado alguns vários arrependimentos, mas hoje eu sei que cada coisa por qual eu passei na minha vida faz ser quem eu sou hoje e eu gosto muito de quem eu sou, de quem me tornei, de quem ainda posso ser. Então não, não tenho nenhum arrependimento e não acho que me falta algo porque eu ainda tenho muitos caminhos, muitas escolhas pela frente para preencher o que falta ou o que eu acho que falta e que talvez continue faltando porque vou por outros caminhos e vou fazer outras escolhas, quem sabe?.

E eu tenho sorte, na verdade eu tenho muita sorte porque eu tenho uma família incrível. Meus pais são pessoas extremamente fantásticas e incríveis. Eu passei por tudo isso porque eu tenho eles ao meu lado sempre me motivando, sempre segurando minha mão, sempre me apoiando em todas as minhas decisões sem me julgar, tentando sim me mostrar o jeito certo, o caminho certo, mas respeitando minhas decisões mesmo sabendo que eu ia com certeza quebrar a cara. Mas eles estavam lá para passar uma pomadinha ou dar uns pontos caso quebrasse muito outras partes do corpo também, não só em mim mas nos meus irmãos também e se hoje eu não tenho arrependimentos e consigo me aceitar, ficar feliz com o que eu me tornei é porque eles estão sempre ao meu lado e é sim uma declaração de Amor a eles porque é por eles que estou aqui e sou o que sou, ponto. E um dia quem sabe eu vou ter a sorte de ter uma família como a nossa.

Eu tinha muitos sonhos e muitos planos aos 20 anos, continuo tendo aos 30 e provavelmente vou continuar tendo aos 40 anos, mas decidi que a única influência que esses números vão ter em minha vida é na soma do que ainda há para viver,  tudo que ainda me falta ver, sentir, conhecer, experimentar e só. Elas irão chegar no seu tempo e vou estar aqui esperando ansiosamente o que cada uma irá me proporcionar e me trazer, é assim que deve ser, sem crises, neuroses, preocupação e sim com alegria de poder estar vivendo, porque como dizem por aí "alguns vivem e outros só existem" e só depende de você, viver ou existir? se preocupar com a idade ou viver a idade? Ver uma marca de expressão ou ver um sorriso? 

E aí? O que você vai escolher? 




segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

SOLTEIRAS versus REUNIÕES DE FAMÍLIA

Reuniões de família, tem coisa melhor do que você se reunir com aquela família enorme num domingo para almoçar, colocar a conversa em dia, rever seus primos, comer aquela comidinha gostosa que só a sua mãe e suas Tias sabem fazer? Não tem não.

Eu tenho a Melhor e Maior família do mundo. Do lado do meu Pai são 11 irmãos e do lado da minha Mãe são 7 irmãos tirando os Tios e primos deles não, não tinha televisão naquela época provavelmente. Minha Família é enorme mesmo, e tive a sorte de nascer numa família Baiana Mamita e Mineira Papito que eu julgo serem os lugares das comidas mais gostosas do Brasil concorda comigo?. Minha família é daquelas barulhenta, engraçada, boa na cozinha, unida e que você pode contar a qualquer hora até mesmo para te lembrar que você está solteira abandonada, forever alone, ficando para Titia.

Eu não sei como é a de vocês, mas sempre que chego numa reunião de família a primeira pergunta que as minhas Tias fazem é "Cadê o namorado?" e quando eu falo que to solteira vem sempre um "Meu Deus, mas você é tão linda! Qual é o problema?". Qual é o problema?! Não sei, achei que não havia nenhum problema em estar solteira mas deve ter um enorme pela cara delas.



Graças a Deus na minha família, sofre-se a maior pressão quem é o solteiro mais velho sorte minha, azar do mais velho. E aí você faz uma lista mentalmente dos primos e primas solteiros que são mais velhos que você e fica aliviada ufa quando encontra alguns. Aliviada? Não mais, porque agora minhas Tias estão tão desacreditadas que meus primos solteiros vão casar que elas contam só as sobrinhas solteiras da família pode isso?. Se elas não acreditam que os nossos primos vão casar, como elas acham que nós vamos arrumar um que queira casar com a gente?!. E o mais desesperador é que em ambas as famílias eu só tenho uma prima mais velha que eu, solteira o que quer dizer que eu tenho que rezar para essas duas primas não casarem? ou eu devo arranjar alguém rápido?

E todas as simpatias que nos ensinam para arranjar um namorado?! Coloca Santo Antônio dentro de um copo com água de cabeça para baixo de castigo coitado do Santo. Santo Antônio não que ele arranja qualquer um, pede para São José que foi um bom esposo, ele sim entende de maridos. Calcinha vermelha na virada do ano e é certeza que você vai encontrar um amor. Chupar sete uvas na virada e fazer os desejos também funciona, você vai ver. Rouba o menino Jesus de Santo Antônio e só devolve quando ele trouxer o marido para você coitado gente, Santo Antônio sofre demais, você ta tendo pena? Ah assim não vai funcionar mesmo achei que isso de pena era só para quando ia matar uma galinha. E a missa? Já tentou a missa dele, é só comer o pão e fazer uma novena depois. E quero dizer que elas são bem persuasivas mas não vou falar quais TODAS eu já fiz.



Não é engraçado você ser uma pessoa inteligente, formada com uma pós, ter sua própria empresa e conseguir mantê-la, ser de família, responsável, prestativa não uso drogas, nunca roubei, matei e nada disso contar se você não tiver um homem ao seu lado? Sem falar que você já vai fazer trinta anos MEU DEUS TRINTA ANOS o que parece ser o fim do mundo, porque você já deveria estar casada e dando netinhos já já eles vêm mamita calma, reza mais um pouquinho para os seus pais.



Os tempos mudaram, as prioridades das pessoas mudaram. Hoje demora-se para arranjar um emprego bom e quando a pessoa consegue se estabilizar, aos invés de casar e ter filhos prefere aproveitar a vida, fazer viagens, conhecer o mundo, conhecer pessoas novas pelo menos é o que parece. Hoje nós encontramos muitas facilidades sexo, dinheiro, casa dos pais que nossos pais não tiveram no tempo deles, a prioridade era ter um emprego, sair da casa dos pais por pressão dos seus pais, casar e ter filhos, a prioridade de hoje é ter uma estabilidade financeira, só. Então casa-se mais tarde, têm filhos mais tarde isso tudo não é uma desculpa que to dando por estar solteira ainda, sério.

Encontrar alguém que queira ter um relacionamento sério com um outro alguém é difícil, ainda mais quando ela pode ter vários outros alguém. Então dá uma folguinha para gente nas reuniões de família e vamos tentar conversar sobre coisas que não sejam sobre idade, casamento, netos por favor?.

É eu sei que não vai rolar a trégua, porque família é assim. Se preocupa, quer o seu bem, quer que você se apaixone e seja feliz pelo resto da sua vida, se mete, conversa, ri e nisso a minha é mestre, estamos sempre sorrindo, chora, ajuda e quer um bando de crianças correndo por todos os lugares. E é por isso que eu falo que tenho a melhor família do mundo, mas não custava nada tentar não é mesmo? Tias não se preocupem, uma hora nós agarramos eles.


Em homenagem a essa família linda!!! Minha Baianada e minha Mineirada







quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Quando digo que sou estabanada...

Eu posso dizer que eu faço a felicidade das pessoas, comigo não tem como ficar sem dar umas boas risadas, não só pela minha sinceridade descarada, essa parte minha sem filtro que as pessoas adoram quando não é utilizada com elas, mas porque eu consigo ser a pessoa mais desastrada do universo.



Eu fazia academia com meu pai e meu irmão e sabe qual a série preferida dos dois?? Ficarem me olhando andando pela academia me batendo em todos os equipamentos, tropeçando, caindo. Gente eu ficava mais roxa que sarada na academia, aqueles equipamentos são um risco para pessoas como eu. Eu já consegui quase me enforcar com o meu escapulário quando ele prendeu numa das máquinas aonde eu fazia abdominal e quando fui levantar a cabeça quase morri, ainda bem que ele resolveu arrebentar imagina explicar uma morte dessas para as pessoas.

Eu fui para o Rio de Janeiro com uma amiga e a única coisa que o meu irmão me falou já que ele conhecia o Rio e eu não foi "toma cuidado que as ondas lá são muito fortes, se eu bem te conheço capaz de levar um tabaco, eu levei imagina você", não entendi o que ele quis dizer com "imagina você". E o que aconteceu logo na primeira vez que eu entrei no mar? Levei um tabaco, mas não foi culpa minha, a Quel tava tirando algumas fotos minha no mar quando eu dei uma vaciladinha, só uma e a onda veio e me levou, tinha areia em todos os lugares possíveis e inimagináveis, preciso falar doxxx Cariocaxxxx na praia olhando e rindo?. Mas você acha que aconteceu só comigo? Nananinanão ela também levou um, eu só não tava com uma máquina na hora para registrar o momento.

Uma vez na escola umas crianças estavam chutando uma bolinha pequena e a bolinha foi parar no pé de quem? Da esperta que tava com uma sapatilha que escorregava no piso do pátio, mas mesmo assim resolveu chutar a bolinha bem forte, a bolinha foi e eu também, caramba foi o tombo mais vergonhoso da minha vida. Eu chutei, a perninha foi lá em cima e a outra acompanhou, eu tava paradinha e consegui cair no chão. E as criancinhas começaram a rir e toda vez que me viam falavam "olha lá a tia que caiu no chão". Crianças conseguem ser bem cruéis quando querem, é verdade (a imagem abaixo não podia ser mais explicativa).



Num dos encontros com o TinderMan, fomos ao cinema eu comprei uma coca e uma pipoca. Entramos para assistir o filme e estava lá eu rindo, comendo minha pipoca e peguei o refri para tomar um pouquinho e dei uma viradinha em minha direção, gente eu derrubei quase que metade do copo na lateral do meu corpo, mentira não foi tanto assim, mas eu consegui derramar o refrigerante e ele foi parar na minha bunda. Eu dei uma crise de riso tentando secar com um guardanapo disfarçadamente, só pela crise de riso já dá para notar que eu não consigo ser muito discreta.

A família da minha mãe é toda baiana e grande, sempre nos reunimos para elas cozinharem aquelas delicinhas de comida para gente. Nossa era camarão para tudo que é lado. Sentei de frente com meu primo Carlinhos e com o Edu, os dois comendo camarão com garfo e faca, estaria tudo bem se o camarão fosse sem casca, eu olhei para os dois sem acreditar naquilo, nós estávamos em casa, com a família e não num restaurante chique, então peguei o camarão com a mão e comecei a tirar a casca, quando uma parte prendeu e eu resolvi puxar com mais força e detalhe o camarão foi feito num caldo delicioso. E quando eu olhei para frente eu tinha espirrado caldo na cara do meu primo e na camisa do Edu, e aí meu primo "é por isso que a gente não tem que fazer isso com a mão, para não jogar caldo nas outras pessoas que estão na mesa, sabe Juliana!?".



Eu gosto de viver perigosamente e adoro cair das escadas da minha casa. Já caí na escada que tem na entrada da casa, são só quatro degraus e eu consegui fazer essa proeza, eram 5:30 da manhã, eu estava com um bando de coisas na mão e quando fui descer para colocar as coisas no carro eu pisei em falso no ultimo degrau e não consegui me equilibrar, esfolei meu joelho no chão e o meu notebook saiu voando e foi parar na outra parede e pergunta se alguém foi lá me ajudar, ninguém nem ouviu, como pode?. E na dos fundos já caí duas vezes, essa já é mais alta, eu tava descendo e a nossa linda cachorrinha Cristal, uma maltês, passou na minha frente enquanto eu descia, algo me diz que essa cachorra tentou me matar, e para não pisar no pescoço dela eu me desequilibrei e fui parar direto no chão, ainda bem que já tava perto, a janela do quarto do meu irmão é de frente para onde eu caí e a única coisa que ele fez foi pergunta "Ta tudo bem aí?", claro que tá, eu só quase morri mas ta tudo ótimo, perfeito.

Já caí em cima de uma pedra enquanto corria na rua e tive que costurar o joelho e se não bastasse tava brincando de futebol com a minha irmã, eu era a goleira e ela chutava e agarrei um dos chutes e quando fui atrás da bola me desequilibrei, é eu me desequilibro muito acho que um amigo tinha razão o tamanho dos meus pés não são proporcionais ao meu tamanho (calço 37 para 1,76m), e fui apoiar o braço na janela DE VIDRO que resolveu quebrar para eu ter que levar mais pontos no braço. 

E uma das minhas mais recentes trapalhadas. Como eu disse eu tenho uma Clínica de Estética e faço atendimentos e nesse dia ia fazer uma massagem em uma das minhas Clientes. Ela foi para a maca, eu fui arrumar o material e o telefone tocou, atrás da recepção tem duas portas de correr, uma para as clientes entrarem para serem atendidas e a outra para entrar e sair da recepção. Eu abri a da recepção correndo e fui atender o telefone, marquei outro atendimento na agenda e quando eu voltei eu bati o rosto em cheio na porta. Eu acho que não abri o suficiente então quando virei o corpo para voltar e sair meti a cara na porta, pensa no tanto que doeu, e meu rosto queimava, eu achei que tinha conseguido deixar ele roxo instantaneamente, mas não podia parar para ver porque tinha uma cliente esperando. Fiz a massagem de uma hora e o local queimando e quando a cliente saiu fui olhar no espelho e tinha um vermelhão lá. Tirei fotos e claro mandei para o "zapzap" da minha família com meus pais e meus irmãos e comecei a rir e eles também.



Eu nem preciso falar dos foras que eu consigo dar né?!. Perguntar para uma desconhecida se é menino ou menina para puxar assunto e ela não ta grávida. Perguntar pela namorada do amigo que conheci semana passada e eles não estarem mais juntos, falar que acho uma pessoa irritante ou feia para a melhor amiga da pessoa sem saber, teimar em chamar a nova namorada do seu tio pelo nome da ex namorada e por aí vai... São muitas emoções para uma pessoa só, por isso tenho que dividir. 

Infelizmente eles apagaram as fotos da portada e eu também, senão dava para mostrar aqui, mas a que a Quel tirou no exato momento do Tabaco com a Onda vocês podem se deliciar.



Vai me dizer que isso não acontece o tempo todo com vocês??!!!



     

domingo, 7 de dezembro de 2014

Meu Amor por Livros


Não sei dizer quando o meu Amor minha paixão por livros começou. Me lembro que desde novinha já me interessava pela leitura, ia a Biblioteca da escola pegava um livro, levava para casa e sentava no chão do meu quarto para ler e só saía de lá quando acabava. E pronto, a viagem começava.



Talvez seja genética, tenho um grande exemplo em casa. Meu pai não lê livros, engole eles. Ele está sempre com um livro novo deixando minha mãe louca cada vez que pega um novo porque para de dar TODA a atenção dele para ela e quando não está com um está pensando neles.

Papito - Juju nada de Biju para Ele, ele não gosta sempre Juju. 68 o ano que não terminou, o livro da vez. Zuenir.

JuSemFiltro - Não entendi Papito. Que livro da vez? Quem é Zuenir.

Papito - Sinceramente... vamos ver jornal olha o meu pai sangue do meu sangue me tirando. Livro: 68 o ano que não terminou. Autor: Zuenir (Novo Imortal da Academia Brasileira de Letras) eleito esta semana.

JuSemFiltro - Totalmente sem graça Quer que veja se tem por aqui Papito? Vou ver se acho para você.

Papito - Não se preocupe. Só quando passar perto de uma livraria...

E ele sabe que estou sempre numa livraria e no Fim de semana dei o livro de presente para ele. Eu adoro comprar livros para ele tanto quanto gosto de me dar de presente também porque eu sei que vou sempre agradar às vezes compro uns errados, mas ta valendo ele lê do mesmo jeito. E sabe o que eu ADORO fazer também? e todo mundo que lê também deveria fazer De incentivar as pessoas a lerem. Minha teoria é de que não existe pessoas que não gostam de ler, elas só não encontraram algo de que gostam de ler ainda. Lá em casa minha Mãe, minha irmã e meu irmão não gostam não sabem do que gostam de ler ainda, eles acham que não gostam mas eu já descobri, então toda vez que compro um livro que eu sei que um deles vai gostar, leio e depois levo sem pretensão nenhuma para eles, faço um breve resumo que deixe eles interessados e pronto isso com minha irmã e minha mãe porque meu irmão acho que só se tivesse livros de vídeo game mas tem aquelas leituras enormes de como passar de fase que ele lê, olha só nem tudo está perdido.



Quando você abre um livro você começa a viver uma história ali, quando eu leio consigo visualizar todos os personagens em detalhes, as imagens de cada cena descrita passam por meus olhos, você consegue entrar no enredo e é maravilhoso, fascinante. Eu já cheguei a ficar brigada com um dos meus Escritores preferidos Nicholas Sparks porque ele matou o MEU PERSONAGEM do livro ele nunca poderia ter feito aquilo, não tinha o direito e fiquei seis meses sem conseguir pegar num livro dele e eu ainda tinha uns três livros dele para ler e meu Luto acabou quando minha prima Lorena me deu um livro dele de presente no meu aniversário e aí já eram quatro agora então não tinha muito o que fazer não é mesmo?. Resolvi deixar o ressentimento de lado e voltei a ler. E vocês nem sabem! Não é que o livro foi parar nos cinemas?! Não consegui ir ver e provavelmente não irei, mas meus pais foram e comentaram, daí fiz um resumo do que li e eles falaram "foi isso que aconteceu mesmo", poxa não da para ver Ele morrer de novo né?!. 



Eu não sei se é só comigo mas quando um livro vira um filme parece que tiram todo o brilho que há no livro. Eu não entendo porque eles não podem seguir a história e deixar os personagens como eles são no livro, eles mudam praticamente tudo é irritante. Uma vez tentaram me explicar que é para deixar "mais interessante para o público, mais vendável", mas o livro JÁ É INTERESSANTE, é por isso que fez sucesso e é por isso que virou filme eu não consigo mesmo entender isso. Eu estava lendo vários livros do The Vampire Diaries até que uma amiga me disse que era um seriado e eu fiquei empolgadíssima para ver, mas só consegui ver o primeiro episódio da série, sabe porque? Eles mudaram a personagem principal e as amigas, não tinha nada a ver com o livro, então meio que broxei me desiludi com o seriado e nunca mais vi, saco né? porque os atores são lindos de morrer.

Livros são mágicos e nos levam para tantos lugares. Nunca é tarde para viver um Amor, uma viagem, uma aventura, desvendar o quebra-cabeças de um suspense, tentar salvar o personagem de ir direto para um assassino, nunca é tarde para soltar a imaginação. Então vá há uma biblioteca, casa de um amigo eu pego muitos livros emprestados e até compro livros de amigos, escolha até um dos meus eu adoro emprestar também, mas devolva por favor, mas não perca essa viagem! Leia um livro, ou dois, ou três ou quatro ou... Hoje estou lendo "O Resgate" de Nicholas Sparks e descobri um novo Amor, escrever. Sempre quis escrever um livro, comecei vários mas nunca consegui acabar, então minhas amigas me deram a grande ideia de escrever um Blog e quem sabe daqui conseguir finalmente começar a escrever e acabar um livro.   
         








Imagens retiradas do meu Instagram @JuRodrigues

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

E Ela desabafou por todas nós #MomentoRevolta


Bom dia, Biju esse é meu apelido para quem ainda não sabe! To bem irritada e precisava de um dos seus textos hoje bacana ler isso né?!kkkk Preciso saber porque os caras às vezes saem com a gente, pra nós ta tudo fluindo bem e quando percebemos, viramos uma "amiga" que vai para a cama com eles. Eles começam a falar da vida, das experiências, quando a gente vê, ele ta falando da mulher que ele é eternamente apaixonado e a gente ali do lado, se vestindo depois de uma noite incrível... #MomentoRevolta e para piorar, a gente não pode nem expressar a nossa revolta, tem que fazer cara de paisagem. To cansada de ser a amiga gostosa. Fico imaginando o que eles pensam! Que sou uma alma caridosa pronta para dar carinho e escutar suas lamúrias? Eu tava a um mês e meio com um cara, que tinha ciúmes, ligava a toda hora e me tratava como namorada. Um belo dia me chamou para conversar e disse que a ex de mil anos atrás aceitou agora a casar com ele. E ele esperava que eu ficasse feliz com ele??!!? Oooooiiii???!!! quase perguntei o que ele fumou. E ainda ficou bravo porque disse que eu tinha que entender que ela era a mulher da vida dele. Enfim, acho que tenho ao menos o direito de ficar chateada!!! E foi a mensagem que apareceu para mim assim que abri meu Facebook logo cedo.



E sabe qual foi a minha resposta?

_ E tem, você tinha o direito de passar com o carro por cima dele se quisesse!!! E ela tinha mesmo TODO O DIREITO

Sabe o que é chato? Não é a primeira vez que eu ouço ou leio isso. E já fui eu reclamando de algo parecido não aconteceu o mesmo do descrito acima, esse com certeza foi pior, mas vem acontecendo muito isso.

Você sai com uma pessoa, vocês se dão bem, se gostam é o que você pensa, se curtem e quando chega a hora de ficar algo mais sério o(a) fulano(a) vira na sua cara e diz:

"Não to preparado para um relacionamento sério ainda"
"Não sou a pessoa certa para você"
"Tenta não se apaixonar, vamos só curtir"
ou pior ainda
"Minha ex aceitou se casar comigo, vou voltar com ela"

O problema aqui não é o de não estar preparado ou não ser a pessoa certa ou querer só curtir ou até mesmo voltar para a Ex. A questão aqui é que ninguém precisaria passar por isso se houvesse sinceridade porque não falar a verdade antes?. Se as pessoas fossem sinceras e se preocupassem com o sentimento do outro muita coisa seria evitada até um atropelamento porque aí você pode se defender "Eu te avisei antes" mas como comer a amiga gostosa avisando para ela que ta entrando numa fria não é mesmo?.

A pessoa insiste em ficar com você, tenta te conquistar de várias maneiras e quando o outro pensa "ta bom, porque não, vamos dar uma chance" um mês depois o imbecil ele senta com você e te dá a notícia "To voltando com a ex" ele não pode esperar mais nada além de sorriso no rosto com certeza.

Por que? foi a pergunta que ela me fez ... Eu não faço a miníma ideia do porque, talvez devêssemos perguntar para o outro "mas porquê?" é uma pergunta simples então faça! Responde aí por favor!!?? É você mesmo que ta lendo o Blog, você sabe responder isso para gente?

Se fosse eu lá, nessa situação eu não faria cara de paisagem com certeza NÃO , ele ia saber que não estava gostando nada nadinha do assunto! E porque não pode se revoltar? claro que pode e colocar uma cara de paisagem?. Você pode sim se revoltar, se você não ta gostando fale, se você quer mandar ele se ***** to tentando não escrever palavrões mas dá para entender né?, MANDE! De repente é isso que falta nessas situações, sinceridade sua também. Não deixe ele(a) achar que ta tudo bem não está. Fala o que você pensa porque pelo menos não vai sair engasgada ou direto para a cadeia por ter atropelado um B A B A C A!

Mas sabe o que eu também acho de verdade que as pessoas cada uma delas passam por nossas vidas para trazer algum aprendizado, talvez isso tenha acontecido na sua vida para que você não permita mais que eles te vejam como a "amiga gostosa", vai saber? Mas tudo sempre traz um aprendizado mesmo que na hora só vejamos o ruim, mais tarde a gente para, pensa e encontra "ta lá, foi bom para eu aprender isso e não deixar que aconteça de novo" algumas pessoas deixam acontecer mais algumas vezes mas uma hora aprendem também.



"Poxa Ju eu sei que sempre temos algo a aprender, mas será que ainda falta muito? é tão cansativo, sempre que eu acho que acabou e que eu encontrei alguém, lá vem a rasteira de novo" foi a pergunta de uma outra amiga uma vez enquanto a gente corria no Parque. E eu não sei dizer, a gente não tem como saber quando vai dar certo, somente tentar para dar certo e se não der, tira a lição daquilo e NEXT. Uma hora "vai que"! Espero que o texto ainda sirva para VOCÊ ou para VOCÊS.