domingo, 7 de dezembro de 2014

Meu Amor por Livros


Não sei dizer quando o meu Amor minha paixão por livros começou. Me lembro que desde novinha já me interessava pela leitura, ia a Biblioteca da escola pegava um livro, levava para casa e sentava no chão do meu quarto para ler e só saía de lá quando acabava. E pronto, a viagem começava.



Talvez seja genética, tenho um grande exemplo em casa. Meu pai não lê livros, engole eles. Ele está sempre com um livro novo deixando minha mãe louca cada vez que pega um novo porque para de dar TODA a atenção dele para ela e quando não está com um está pensando neles.

Papito - Juju nada de Biju para Ele, ele não gosta sempre Juju. 68 o ano que não terminou, o livro da vez. Zuenir.

JuSemFiltro - Não entendi Papito. Que livro da vez? Quem é Zuenir.

Papito - Sinceramente... vamos ver jornal olha o meu pai sangue do meu sangue me tirando. Livro: 68 o ano que não terminou. Autor: Zuenir (Novo Imortal da Academia Brasileira de Letras) eleito esta semana.

JuSemFiltro - Totalmente sem graça Quer que veja se tem por aqui Papito? Vou ver se acho para você.

Papito - Não se preocupe. Só quando passar perto de uma livraria...

E ele sabe que estou sempre numa livraria e no Fim de semana dei o livro de presente para ele. Eu adoro comprar livros para ele tanto quanto gosto de me dar de presente também porque eu sei que vou sempre agradar às vezes compro uns errados, mas ta valendo ele lê do mesmo jeito. E sabe o que eu ADORO fazer também? e todo mundo que lê também deveria fazer De incentivar as pessoas a lerem. Minha teoria é de que não existe pessoas que não gostam de ler, elas só não encontraram algo de que gostam de ler ainda. Lá em casa minha Mãe, minha irmã e meu irmão não gostam não sabem do que gostam de ler ainda, eles acham que não gostam mas eu já descobri, então toda vez que compro um livro que eu sei que um deles vai gostar, leio e depois levo sem pretensão nenhuma para eles, faço um breve resumo que deixe eles interessados e pronto isso com minha irmã e minha mãe porque meu irmão acho que só se tivesse livros de vídeo game mas tem aquelas leituras enormes de como passar de fase que ele lê, olha só nem tudo está perdido.



Quando você abre um livro você começa a viver uma história ali, quando eu leio consigo visualizar todos os personagens em detalhes, as imagens de cada cena descrita passam por meus olhos, você consegue entrar no enredo e é maravilhoso, fascinante. Eu já cheguei a ficar brigada com um dos meus Escritores preferidos Nicholas Sparks porque ele matou o MEU PERSONAGEM do livro ele nunca poderia ter feito aquilo, não tinha o direito e fiquei seis meses sem conseguir pegar num livro dele e eu ainda tinha uns três livros dele para ler e meu Luto acabou quando minha prima Lorena me deu um livro dele de presente no meu aniversário e aí já eram quatro agora então não tinha muito o que fazer não é mesmo?. Resolvi deixar o ressentimento de lado e voltei a ler. E vocês nem sabem! Não é que o livro foi parar nos cinemas?! Não consegui ir ver e provavelmente não irei, mas meus pais foram e comentaram, daí fiz um resumo do que li e eles falaram "foi isso que aconteceu mesmo", poxa não da para ver Ele morrer de novo né?!. 



Eu não sei se é só comigo mas quando um livro vira um filme parece que tiram todo o brilho que há no livro. Eu não entendo porque eles não podem seguir a história e deixar os personagens como eles são no livro, eles mudam praticamente tudo é irritante. Uma vez tentaram me explicar que é para deixar "mais interessante para o público, mais vendável", mas o livro JÁ É INTERESSANTE, é por isso que fez sucesso e é por isso que virou filme eu não consigo mesmo entender isso. Eu estava lendo vários livros do The Vampire Diaries até que uma amiga me disse que era um seriado e eu fiquei empolgadíssima para ver, mas só consegui ver o primeiro episódio da série, sabe porque? Eles mudaram a personagem principal e as amigas, não tinha nada a ver com o livro, então meio que broxei me desiludi com o seriado e nunca mais vi, saco né? porque os atores são lindos de morrer.

Livros são mágicos e nos levam para tantos lugares. Nunca é tarde para viver um Amor, uma viagem, uma aventura, desvendar o quebra-cabeças de um suspense, tentar salvar o personagem de ir direto para um assassino, nunca é tarde para soltar a imaginação. Então vá há uma biblioteca, casa de um amigo eu pego muitos livros emprestados e até compro livros de amigos, escolha até um dos meus eu adoro emprestar também, mas devolva por favor, mas não perca essa viagem! Leia um livro, ou dois, ou três ou quatro ou... Hoje estou lendo "O Resgate" de Nicholas Sparks e descobri um novo Amor, escrever. Sempre quis escrever um livro, comecei vários mas nunca consegui acabar, então minhas amigas me deram a grande ideia de escrever um Blog e quem sabe daqui conseguir finalmente começar a escrever e acabar um livro.   
         








Imagens retiradas do meu Instagram @JuRodrigues

3 comentários:

  1. Simm Jú \o/! Porque amamos livros... No meu caso me interesso SUPER por sagas, estilo Senhor dos Anéis, Game Of Thrones, Harry Potter... Sei lá, estes livros dão ênfase aos detalhes do ambiente, da vestimenta, dos móveis... A literatura rebuscada, com diálogos arcaicos... Isso me dá uma visão do todo, e me faz entrar dentro da história... E a questão de ter sempre uma continuação me atrai mais ainda. Perco o rumo quando termino uma saga, fico sem objetivos na vida.... Triste né? Eu sei! Sabemos o que é ficar tão fissurada em ler o próximo capitulo, que dormir acaba virando uma obrigação ... De gastar todo o seu salário em livrarias... Ééé vida de leitor é complicada! Compartilho isso contigo! <3 As pessoas deveriam ler mais... Quando vejo alguém que NÃO GOSTA DE LER LIVROS me assusto! Serio! Como assim?? A coisa mais incrível do mundo depois de comer, dormir e cag#$% é LER... (Só não incluo mais coisas porque me falta experiência)... Mas no meu ranking LER LIVROS fica em 4º lugar, sobressaindo por ouvir música! De grande importância, cê não acha?! Não me importo se é por computador... Tem pessoas que não gostam de ler por eletrônicos... Na real... Eu não me importo... Dói as vistas sim, não tem como você virar a página ou ter o objeto em exposição na sua estante... Mas no final de tudo eu li, e sei da história, e adicionei na minha lista... Adorei o texto gata! Beijos da gordinha que te adora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Música uma das minhas grandes paixões também... Um dia escrevo sobre ... Hahaha como eu disse acho que essas pessoas ainda não encontraram o que gostam só isso... E prefiro livros a eletrônico o que não me impede de usar um caso queria ler muito e não tenha como ser num livro.
      Que bom que gostou, fico feliz.
      Um super beijo em você gatíssima ;)

      Excluir