quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Os 5R da Reciclagem

Aqui em Brasília e acho eu, que em quase todos os Estados Brasileiros, o Governo está adotando a separação de lixo, a coleta seletiva. Pelo menos no meu prédio nós "deveríamos" fazer a separação do lixo e colocar cada tipo de lixo no seu lugar. Mas o que eu vejo é apenas um lixo mais organizado porque as pessoas não sabem ou a maioria delas não sabem, julgando pela separação do lixo que vejo no meu próprio prédio, como fazer essa separação. O Governo diz "Olha a partir de tal dia vocês terão que separar seus lixos e iremos passar recolhendo", muito bacana não é mesmo?! E a educação que deveria vir antes disso? Eles não deviam ensinar a população como fazer a separação?. O que eu vejo são pessoas despreparadas e um Governo igualmente despreparado. 



Conversando com uma amiga que morou seis anos no Japão e já voltou há uns quatro, ela me falou da preocupação e da conscientização das pessoas de lá, que ela tinha que fazer a separação e que havia uma monitoração da mesma. Os resíduos eram separados por cores diferentes de saco de lixo, ela tinha que colocar o nome e o apartamento dela em todos os sacos e caso eles achassem alguma coisa de errado na separação o lixo era devolvido no seu apartamento para que ela consertasse o erro. Entendem a diferença? Aqui pouquíssimas pessoas sabem o que estão fazendo, outras pouquíssimas tentam até fazer a diferença mas não sabem muito bem como e a outra maioria nem se importa com isso. E o lixo que eles recolhem vai para onde? Que tipo de tratamento é dado? Eu não sei, você sabe?

O meu intuito hoje era escrever para vocês sobre como fazer a separação desse lixo, mas antes disso nós temos que conscientizar a população e depois ensinar a colocar a mão na massa. Então resolvi falar primeiramente dos 5R, que significa: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recusar, Refletir. É utilizado como uma estratégia para redução de desperdícios, gerando assim menos lixo. 

Ele serve para Influenciar as pessoas para produzir menos lixo, Preservar os recursos naturais, Auxiliar na geração de um sistema de gestão ecologicamente correto, Racionalizar procedimentos, Reduzir custos, Eliminar desperdícios, Alavancar a responsabilidade ambiental, Otimizar as relações com a comunidade, Aumentar a Produtividade, Aumentar a competitividade, Eliminar ou reduzir a pressão dos órgãos ambientais, Melhorar a qualidade de vida.

Sobre os seus princípios:

Reduzir: Produzir da forma mais eficaz para preservar matéria-prima e diminuir a quantidade de resíduos. Reduzir o acúmulo de resíduos.



Reutilizar: reusar todos os materiais sempre que possível. Reutilizar todos os resíduos.
                             


Reciclar: Dar uma nova utilidade ao produto descartado. Agregar valor ao material que seria descartado.



Recusar: Recusar produtos e serviços desnecessários.

                  


Refletir: é ter disciplina e inovar harmonicamente com a natureza respeitando-a como ser vivo.


Agora sim, no próximo post posso ensinar como fazer a separação dos seus resíduos. Com algumas dessas ideias na cabeça acho que o dia-a-dia de quem quer ter um comprometimento com a Sustentabilidade do seu Lar, do seu Bairro, do seu Estado, do seu País e do Mundo fica até mais fácil e claro de enxergar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário