quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Vamos falar sobre Sustentabilidade

Essa semana pensei muito em voltar com um Blog que eu tinha de Sustentabilidade o "Chique é ser Sustentável", mas com uma nova abordagem, uma nova cara, um novo nome. Até que me surgiu uma ideia bem bacana. Porque não falar sobre esse assunto com os meus leitores do Blog? Como todos vocês sabem eu sou formada em Biologia e fui até Curitiba fazer uma Pós em Gestão Ambiental com ênfase em Projetos Ambientais e eu amo a minha área, mesmo não tendo muitas oportunidades em Brasília. Então porque não falar sobre outros assuntos que fazem parte da minha vida além das minhas trapalhadas e vida pessoal?. Já agreguei o Desafio Literário juntamente com o Blog Não era Amor, era cilada que irá me dar a oportunidade de falar sobre as histórias e autores que leio com um pouco mais de profundida e estou amando. Então também vou falar da minha área que tanto amo e que tem tanto a passar. Resolvi começar explicando sobre a própria Sustentabilidade para que os próximos assuntos sejam fáceis de serem absorvidos.



Até hoje a melhor definição que ouvi para Sustentabilidade foi "Atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades". Para ser sustentável é necessário que qualquer empreendimento seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Mas algo que deveria ser de bom senso a todos, que está tão veiculado na mídia e de acesso à uma grande porcentagem da população ainda se encontra longe da prática cotidiana de muitas pessoas, grupos, empresas e governos.

Para agirmos de forma sustentável devemos ter a consciência dos impactos que geramos com o nosso estilo de vida tanto a nossa volta no presente quanto para a geração futura. Quando se estimula o debate, difunde o conhecimento e preza pelas boas práticas o desafio que a sustentabilidade nos impõe se torna mais leve, mais aceitável, mais palpável. As pessoas conseguem lidar melhor com o que conhecem e essa é a minha proposta, difundir conhecimento sobre a área.

A sustentabilidade tem a ver com o nosso ato cotidiano, com nossas escolhas. Desde nosso estilo de vida, ao nosso consumo e o que fazemos com o lixo que produzimos, como utilizamos nossas fontes energéticas e recursos disponíveis. Eu diria que a sustentabilidade depende diretamente de nossas atitudes e suas consequências. Há também interferências indiretas que ás vezes achamos não ter nada a ver com o assunto e tem, como escolher entre uma empresa comprometida com o meio ambiente e uma sem essa preocupação,  até mesmo a pessoa em que eu voto e vai me representar pois dela virá programas ou modelos de desenvolvimento, de saúde, da educação, da cultura que influenciam também nessa parte sustentável.

Devemos saber que um presente consciente e um futuro promissor depende de nossos atos e como lidamos com os desafios impostos. E espero poder ajudar nesses atos e desafios esclarecendo muitas outras coisas sobre o assunto. Pretendo dar dicas sustentáveis, falando sobre ações que podem ser realmente realizadas por nós, sobre assuntos como uma arquitetura sustentável e até mesmo sobre uma simples receita que também pode ajudar nesses desafios para um mundo melhor e para a nossa e as futuras gerações.



O Blog Ju Sem Filtro veio para trazer boas risadas, reflexões, emoções e espero também que uma pitada de conhecimento de um jeito mais leve e divertido. Espero que gostem das novidades e continuem rindo e se identificando com o que acontece no meu dia-a-dia.           


Nenhum comentário:

Postar um comentário