sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Ótimas razões para você ler livros

Eu sempre digo para os meus amigos que como Bióloga um dos meus grandes pecados nessa Era tecnológica aonde tudo pode ser encontrado na internet é que eu ainda prefiro livros de verdade, de papel, que você pode sentir nas suas mãos, folhear as páginas, sentir aquele cheiro incrível de livro novinho ou daquele não tão novo assim mas que te traz sempre boas lembranças das aventuras que viveu ao desbravar suas páginas. Eu adoro livros, eu adoro ler, eu adoro poder ter eles no meu quarto, na minha clínica, espalhados e até mesmo perdidos na casa de amigos ou conhecidos.



Como vocês já sabem Eu e a Ericka do Não era amor, era cilada lançamos um desafio para todos os nossos leitores, 24 livros em um ano. Postei aqui o meu Primeiro Livro e daqui a pouco estarei postando o segundo livro, mas estava pesando aqui em como fazer VOCÊ se interessar mais, dar um Up nesse desafio. Então resolvi pesquisar razões do porquê deve ler, vai que você está precisando de um empurrãozinho a mais para topar esse desafio. Então encontrei 8 razões dadas pela revista Time para você ler um livro ou dois, ou três ou mil, assim, daqueles como eu gosto, de verdade. Então aqui vai as oito razões:

1. As pessoas que lêem são mais inteligentes - Sabia que um livro infantil expõe as crianças a mais palavras do que um programa de televisão? É o que diz a Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos. E além disso, a Universidade do Texas acrescenta: ler num tablet ou dispositivo tecnológico faz com que fiquemos entre 20 a 30% mais lentos.

2. Ler faz bem ao cérebro - Um estudo de Neurologia explica que, como fazer jogging ajuda a melhorar o sistema cardiovascular, ler regularmente ajuda a melhorar a memória.

3. Mais livros, mais empatia - Uma boa leitura pode fazer que nos aproximemos de outras pessoas. De acordo com uma investigação publicada no site Science, alguns livros, principalmente os de ficção, nos ajudam a "ler" as emoções daqueles que nos rodeiam com uma maior facilidade.

4. Folhear ajuda a concentrar - Aposto que você não sabia que mudar de página ajuda a contextualizar melhor aquilo que estamos lendo. Pelo menos é o que diz a Wired.

5. Adeus, Alzheimer - quem lê, joga xadrez e joga quebra-cabeças tem uma menor probabilidade  de vir a desenvolver Alzheimer quando comparado com aqueles que não praticam atividades, tão estimulantes, explica um estudo publicado no site da Proceedings of the National Academy of Science.

6. Ler ajuda a relaxar - quem diz é a Universidade de Sussex: "Não importa que livro lê. Ao "perder-se" num bom enredo, consegue esquecer as preocupações do dia-a-dia e passa algum tempo explorando o imaginário do autor da obra.

7. Uma arma contra a insônia - Torne a leitura noturna um hábito. Ler num tablet, no computador ou no celular só vai te manter acordado mais tempo.

8. Ler é uma "Doença" contagiosa - Um estudo divulgado pela Editora Scholastic mostra que ler em voz alta para as crianças pequenas ajuda a tornarem-se verdadeiros amantes da literatura. Ou seja, não deixem de ler histórias para elas a noite. Esse hábito só vai fazer bem no futuro.



E aí? Agora já ta pronto para encarar nosso Desafio Literário 2015? Seja muito bem vindo.   


2 comentários:

  1. Bora la...eu ja comecei a ler o meu...
    #OPoderDoCoraçao
    Ajuda-nos a descobrir o nosso verdadeiro "EU"
    Um otimo livro para refletir e pensar na vida.
    Tou amando :)
    Bjnhuuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaaa
      Que animação boa :) to gostando de ver ... Vamos de Desafio

      Excluir