quinta-feira, 30 de julho de 2015

Tudo fora do lugar


Você não acorda todo dia com a impressão de que está tudo fora do lugar? Que todos os seus planos e seus sonhos pegaram a estrada e fugiram para bem longe de você?! Você também se sente assim?

Eu me lembro de quando era mais nova fazer planos de alugar um apartamento bem grande e morar com as minhas melhores amigas, queria muito passar em medicina e virar uma Pediatra ou uma Legista, áreas completamente diferentes, mas era impulsionada pelos seriados médicos que passavam na televisão, ia estar casada aos trinta e com três filhos. O tempo passou e eu não morei com as minhas amigas, acabei desistindo, talvez muito cedo, do vestibular para medicina, estudei bastante por um ano e não passava nas provas por questão de 1 ou 2 pontos e acabei não tendo paciência e seguindo para biologia, que eu achei ser um curso que tinha tudo a ver com a área. E não casei, estou aqui solteira tentando me entender com essa confusão que é amar hoje em dia.

E a biologia? Me apaixonei perdidamente por ela, pelo curso em si. Eu achei que iria salvar o mundo ou trabalharia com pesquisas que ajudariam a salvar o mundo ou quem sabe também me mudar para a praia e só salvar o oceano e todas as belezas que se encontram lá dentro. Tentei estágios no Projeto Tamar e nada, então segui o extinto de ir salvar o mundo e fui fazer uma pós em Gestão Ambiental com ênfase em Projetos Ambientais. Mas para a minha surpresa, não são muitas pessoas que tem o interesse de salvar o mundo, só eu, alguns eco chatos, algumas poucas pessoas e os super-heróis do cinema. Fiquei um ano tentando emprego na área e ouvi muitos "você sabe como é né, preferimos pessoas que são indicadas, são mais confiáveis" ou "precisamos de pessoas com experiência", mas será que essas pessoas teriam tanta paixão e tanto entusiasmo para fazer o certo? Nós estudamos quatro anos para isso, como vamos ter experiência se não conseguimos o emprego para adquiri-la?. E me decepcionei ainda mais com os concursos que deveriam ser específicos para a nossa área, mas que qualquer um pode fazer e qualquer um não tem nosso conhecimento e nem estudou para aquilo.

Então surgiu a oportunidade de abrir uma empresa com a minha mãe e abri. Fiz cursos para entender como tudo funcionava. Gosto de trabalhar e gosto da empresa, porque sempre tive muita facilidade de aprender e colocar em prática as coisas e graças a Deus está dando certo e se endireitando a cada ano que passa, já são três anos.

E agora aos trinta anos, prometi a mim mesma que vou atrás de todos os meus planos que ficaram lá para trás e de todos os meus sonhos que ainda não fui capaz de realizar. Hoje, talvez por causa da maturidade, penso mais no que eu quero penso mais em mim. Tento estar sempre presente na vida das minhas amigas, sempre mantendo contato. Viajo para conhecer outros lugares, lugares novos mesmo que seja apenas para passar o fim de semana. Paguei um cursinho e fiz um concurso para uma área que gostaria muito de trabalhar, que é a de perícia, e estou aqui ansiosíssima esperando o resultado e, caso não seja o resultado que espero, não penso em desistir dessa vez, ainda tem muitas opções pela frente. E vivo a minha vida sem me preocupar com que os outros pensam. Se eu quero eu faço, sem nenhum peso na consciência e se tiver que me arrepender mais tarde vai ser pelo que fiz e não pelo que deixei de fazer. 

E sabe o que não estava nos planos e to adorando? Esse blog, que me deixa feliz sempre que uma pessoa participa ou é tocada por algum texto e compartilha isso comigo, e tem acontecido bastante o que me deixa ainda mais feliz. Projetos que faço na minha área, voltar com meu Blog sustentável que também era um xodó e que eu podia ter mais contato com tudo que vem surgindo e acontecendo sobre esse assunto e encorajar outras pessoas a fazer o mesmo porque é muito gratificante.

Nossa vida toma rumos que nem pensávamos em seguir, que não estava em nenhum de nossos planos e tudo bem, porque podemos colocá-la de novo nos trilhos certos, na direção certa. Talvez fosse necessário passar por todos esses desvios para ter certeza do que realmente queremos, o que realmente importa. Mas temos que entender que a vida é curta demais para não lutarmos pelo que amamos e nunca, nunca é tarde para isso. Então arruma sua vida, coloca um sorriso no rosto e vai atrás dos seus sonhos, mais um vez.  


6 comentários:

  1. Não acredito.. Escrevi um livro aqui e apagou tudo!! O.o
    #chateada

    Parabéns Ju, amei amei esse texto
    #meidentifico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode escrever o livro de novo porque quero ler ;)
      Toda vez que digitar algo copia antes de mandar para caso aconteça isso não perder o que escreveu :) Vamos dedinhos nesse teclado rs

      Excluir
  2. Então...como estava dizendo mas não disse nada!! :p Acho que fomos irmãs gêmeas em alguma outra vida, só pode! Morar com as amigas, cursar medicina e virar legista, estar casada, mas no meu caso, aos 26 anos e terr 3 filhos. Quando mais garota eu era tão sonhadora, que acredito que passava mais tempo sonhando e inventando a vida que eu queria ter quando fosse adulta, do que brincando e curtindo minha infância..rsrs
    Sonhava em dividir um apartamento com uma amiga em São Paulo, pq lá era a Nova Iorque brasileira, mas se fosse aqui em brasília também seria ótimo. (Até hoje não conheço SP). Ia me casar aos 26 e ter 3 filhos.. Mais crescidinha passei até arrepios só de pensar em ser legista ou fazer qualquer coisa me deixasse perder vidas em minhas mãos. Mas a ideia de ser bióloga logo chegou, até tentei vestibular na UNB, e tudo seria lindo se eu fosse para o litoral trabalhar no Projeto Tamar e salvar todas as tartaruguinhas do mundo inteiro. Hoje, quase 30 anos, sem filhos, solteira, formada em Direito ( querendo ser psicóloga, pois a biologia ou a história - que não tem nada a ver um com o outro - passaram anos-luz de mim), menos sonhadora, menos idealizadora, vivendo um dia após o outro, tentando não criar tanta expectativa, tentando controlar a ansiedade e tentando levar uma vida mais leve e mais real, fora dos contos imaginários que eu vivia na infância!! Vamos deixar bem claro aqui que sou péssima pra escrever!!! hahahahaahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk Não é péssima nada...
      Que bom que escreveu, gosto de saber sobre as outras pessoas e que certas coisas não acontecem apenas comigo!
      E devemos ter sido gêmeas mesmo porque espero fazer mais tarde um curso de psicologia, tantas pessoas me procuram para aconselhar ou apenas conversar que fiquei pensando em fazer o curso para entender e ajudar mais.
      Mas é isso aí, um dia de cada vez...

      Excluir
  3. hahahaha..Sempre pensei em ser psicóloga pq realmente acho que todas, todas as pessoas do mundo inteiro precisam ter alguém que as escutem e tentem ajudá-las a desvendar o mundo e seus segredos, e a maioria não tem condições de pagar pela sessão ou terapia, e eu entraria nesse momento. Seria um serviço assistencial <3

    ResponderExcluir